segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

"Autoritárias, paralisantes, circulares, às vezes elípticas, as frases de efeito, também jocosamente chamadas pepitas de ouro, são uma praga maligna das piores que podem assolar o mundo.
Dizemos aos confusos.
Conhece-te a ti mesmo, como se conhecer-se a si mesmo não fosse a quinta e mais dificultosa operação das aritméticas humanas, dizemos aos abúlicos.
Querer é poder, como se as realidades atrozes do mundo não se divertissem invertendo todos os dias a posição relativa dos verbos, dizemos aos indecisos.
Começar pelo princípio, como se esse princípio fosse a ponta sempre visível de um fio mal enrolado que bastasse ir puxando até chegarmos à outra ponta, a do fim, e como se, entre a primeira e a segunda, tivéssemos tido nas mãos uma linha lisa e contínua em que não houvesse sido preciso desfazer nós nem desenredar estrangulamentos, coisa impossível de acontecer na vida dos novelos....".

José Saramago

3 comentários:

.Intense. disse...

Verdadeiro.

Gostei.

Gosto mto mais quando alguém me dá forças, me consola, me ajuda, me deseja sorte ou força, com algo do coração...sem ter que recorrer as frases feitas, como se não tivesse nada puro pra me dizer.

Mas, o que fazer se a frase feita for o que a pessoa tiver de mais 'pronto' pra traduzir o que quer nos dizer, sinceramente?...eu trabalhando com possibilidades...

ZIBA! disse...

perfeito, fodástico

Dois cigarros e um café. disse...

Frases de efeito... para que servem elas??? Só se for para judiar dos pobres mortais que nunca conseguirão "não fazer com os outros aquilo que não gostaria que fizessem com você" ou coisa que valha... "conheça primeiro como conseguir fiado naquele bar..." tem muito mais efeito... mas a frase que tem mais fodástica e de efeito que eu conheço é o velho e sonoro: vai tomar no cu... tem horas que nada o substitiu hehehhehehe.

Gostei do blog :)

Beijundas